domingo, 28 de novembro de 2010

Casa do Compromisso Marítimo de Faro




O Compromisso desta antiquíssima associação dos marítimos de Faro é de 1432.

A casa, que foi sua sede e onde está instalada a Caixa de Previdência e Abono de Família dos Profissionais da Pesca, pouco mais ou menos dessa época, embora tenha sofrido modificações.

Formando esquina entre as ruas de S. Pedro e do Compromisso, nota-se um edifício, que não não é grande, mas se distingue bem pêlos seus contrafortes de pedra com ressaltes e pêlos dois arcos de volta redonda fechados por vidraças gradeadas para o lado da Rua do Compromisso. Esse compartimento do rés-do-chão é uma sala de espera, donde se passa ao consultório médico, que tem uma janela para a Rua de S. Pedro.

Na fachada principal desta rua, à porta cornijada sobrepõe-se um nicho de pedra aparatoso ladeado por duas pilastras e terminado num frontão interrompido, no qual se vê a imagem do patrono dos marítimos, São Pedro Gonçalves Teimo (o Santelmo ou Corpo Santo da tradição).

Aos pés da imagem, uma lápide moderna reza assim: «Compromisso Marítimo de Faro/Confraria de Mareantes fundada no ano de 1432/Associação de Socorros Mútuos por Estatutos de 31-10-1969/Lápide mandada colocar pela Direcção de 1934.»

In Monumentos e edificios notaveis do concelho de faro

Autor: Professor José António Pinheiro e Rosa
Colaboração de: Arquitecto António Centeno Serrano Santos

1.ª edição em Dezembro de 1984





Os Compromissos Marítimos eram associações das gentes dedicadas às fainas do mar.
 
Para além do culto religioso, defendiam os privilégios, isenções e interesses dos associados, fornecendo «o Compromisso às famílias dos marítimos, médico, cirurgião, sangrador, botica e socorros pecuniários quando estão doentes, velhos ou pobres (…) para cujos fundos todos concorrem com partes dos seus lucros, quer sejam a pesca, quer de viagens».
 
Situada no gaveto das Ruas de São Pedro e do Compromisso Marítimo, esta casa foi totalmente reconstruída, em 1709, no local da anterior.
 
Inácio Mendes, um dos mais prestigiados mestres pedreiros algarvios, foi também responsável pelo projecto.
Este edifício de dois pisos, com beirado saliente e telhados de tesoura, constitui um bom exemplo da permanência do formulário da arquitectura chã nos princípios do séc. XVIII.
 
Destacam-se na fachada lateral os dois arcos de volta perfeita, que correspondiam outrora ao açougue dos mareantes.
 
Hoje pertence ao Centro Regional de Segurança Social.





Edifício de dois pisos, com beirado saliente e telhados de tesoura. Destaca-se, na fachada principal o nicho com a imagem do patrono São Pedro Gonçalves Telmo e na fachada lateral os dois arcos de volta perfeita que correspondiam ao açougue dos mareantes.

Morada:  Rua do Compromisso Marítimo
Local:  Faro 
Código postal:  8000-252 Faro



Fonte: RADIX - Ministério da Cultura



Os Compromissos Marítimos testemunham, no litoral português e em especial no Algarve, a importância secular das actividades ligadas ao mar.

Para além do culto religioso, as Irmandades ou Confrarias do Corpo Santo – também assim reconhecidos aqueles Compromissos – promoveram a defesa dos interesses profissionais dos associados, assegurando às famílias: médico, cirurgião, sangrador, botica e socorros pecuniários quando estão doentes, velhos ou pobres (…) para cujos fundos todos concorrem com parte dos seus lucros, quer sejam de pesca, quer de viagens (Silva Lopes, Corografia do Reino do Algarve, Lisboa, Academia das Ciências de Lisboa, 1841, p. 103).

Com origem no século XIII, foram fundados Compromissos em Lagos, Alvor, Portimão, Ferragudo, Albufeira, Faro, Olhão, Fuseta, Tavira, Vila Real de Santo
António e Castro Marim.


O Arquivo Distrital de Faro custodia a documentação produzida e acumulada pelos Compromissos Marítimos de Faro, Lagos, Portimão, Olhão, Tavira, de 1585 a 1972, com uma dimensão de cerca de 9 m.l.

Fonte:  MOSTRA DOCUMENTAL: ASSOCIAÇÕES DE MAREANTES: OS COMPROMISSOS MARÍTIMOS DO ALGARVE do Arquivo Distrital de Faro.


Link ADFAR.

Sem comentários:

Enviar um comentário